Saara Ocidental – Aparato de segurança em sua capital, Laayoune

Obviamente, ao chegar no hotel, a primeira coisa que fui querer saber era sobre como era a segurança de Laayoune, motivo das minhas preocupações.
Foi-me explicado o óbvio. Em um lugar sitiado, tudo o que menos pode acontecer de errado com você é algo relacionado a crime. E Laayoune é uma cidade sitiada.
Fui conversando com as pessoas e, ao que entendi, existem quatro tipos de níveis de segurança por lá. A polícia normal, uniformizada, como em qualquer cidade. O exército para guardar a capital. A milícia marroquina local. E, o último, a Inteligência. Lembra de quando eu falei que quando cheguei ao aeroporto tinha um paisano fazendo um policial quase de secretária? Então, ele era na verdade do corpo de inteligência.
Além desses quatro níveis de vigilância (cara, na hora lembrei de GTA e daquelas estrelinhas que ficam piscando com os níveis de polícia atrás de você!) tem também o corpo de paz da ONU que é responsável por checar se está tudo certo pelo país.
Disseram-me que era tudo bem sair batendo foto do que quisesse, evitando o óbvio de sempre: Não bater foto de policiais, de militares, de veículos militares, de bases militares e nem de pessoas na rua sem autorização.
O máximo que poderia acontecer comigo nas ruas era um policial ou outro me questionar porque eu estava batendo fotos por lá, mas aí era só dizer que era turista que tava tudo bem. No meu caso, teoricamente, seria mais de boa, já que eles não encanam muito com latinos americanos (apesar do Brasil não reconhecer o Saara Ocidental como parte do Marrocos). Se eu fosse espanhol, alemão ou argelino, com certeza iria ter um oficial de inteligência vigiando cada passo que eu desse na cidade. Segundo o que pude apurar, esses são os países mais engajados na causa do Saara Ocidental, o que irrita o Marrocos.
Além disso, que eu escondesse a minha máquina, pois ela parece profissional e com certeza eu seria questionado na rua o tempo inteiro se ficasse com ela à mostra. Porém não ia ser preso ou sequer conduzido para ser interrogado em outro lugar, pois o governo marroquino tem todo interesse em transparecer uma sensação de normalidade no local.
Tá certo que pela manhã eu acordei com barulho de tiros. Quando fui perguntar no hotel porque tavam trocando bala no meio da cidade, me explicaram que, na verdade, como o rei marroquino iria chegar em poucas semanas para inaugurar a estação de ônibus de frente ao hotel, o exército estava “limpando” a cidade e matando os cachorros que via pelas ruas. A bala. Bem, é uma morte menos dolorosa que a paulada, né?
Estação de ônibus nova, motivo da matança indiscriminada de cachorros
No começo fiquei meio preocupado de ser questionado pela polícia. Batia a foto com minha máquina e a guardava dentro da minha bolsa. Depois de um tempo e de já ter batido várias fotos, pô, eu tava pensando que podia ser interrogado ao menos uma vezinha, né? Era história para contar depois. Comecei a caminhar com a máquina na mão. Nada. Coloquei a máquina no pescoço e saí caminhando com ela pelo meio dos guardas no melhor estilo gringo. Nada. Bati foto de carro de polícia, de polícia, de carro da ONU. Nada. Fui embora e acabou que nenhum guarda me perguntou de nada.

E fiquei sem história =(

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s