REPÚBLICA DOMINICANA, O QUE TEM POR LÁ? UM POUCO DE HISTÓRIA DA ILHA E O LEGADO DE CRISTÓVÃO COLOMBO NA REPÚBLICA DOMINICANA.

Coisas que são engraçadas quando você resolve viajar para algum país o qual se ouve falar pouco sobre ele. O que será que eu poderia encontrar viajando lá no Norte do Caribe? Cara, qual não é a minha surpresa ao descobrir que a Ilha Hispaniola (ilha onde ficam República Dominicana e Haiti) foi um dos primeiros lugares onde Cristóvão Colombo aportou e onde de fato ele montou o primeiro assentamento europeu.

Os taínos, povo nativo que habitava a Ilha Hispaniola antes dos Espanhóis, receberam Colombo com bastante respeito e admiração. Como agradecimento, Colombo achou que seria super da hora, assim, nada demais, SEQUESTRAR alguns Taínos para serem exibidos na Europa. Depois de um tempo com os europeus seguindo o script de sempre, matando, saqueando, estuprando e escravizando (fora as doenças que eles trouxeram que dizimaram quase 80% da população da ilha), os Taínos começaram a achar que não era tão bacana assim acolher as doçuras espanholas. Em resposta a todos esses problemas e, principalmente, ao sequestro, os Taínos dizimaram o primeiro assentamento que Colombo havia feito. Isso obrigou aos poucos espanhóis que sobraram, fugir e fundar uma cidade ao sul da ilha, Santo Domingo, que se mantém hoje como a cidade mais antiga das Américas. Isso faz com que Santo Domingo hoje tenha muitas coisas “primeira das Américas”. Primeira universidade, primeira igreja, primeiro genocídio, coisas assim.

Menos de 30 anos depois da chegada doce dos espanhóis, sobraram poucos dos quase 500.000 Taínos que existiam na ilha, o que obrigou, inclusive, os espanhóis a importarem muita mão-de-obra escrava da África.

513151719020

25
E essa ilha no meio do nada?

1814

18
E olha quem a gente acha no meio das ruas de Santo Domingo? Tiradentes!

23

24
Cena típica de Santo Domingo. Todo canto tem um tiozinho com uma escopeta debaixo do braço

21.jpg

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Um comentário em “REPÚBLICA DOMINICANA, O QUE TEM POR LÁ? UM POUCO DE HISTÓRIA DA ILHA E O LEGADO DE CRISTÓVÃO COLOMBO NA REPÚBLICA DOMINICANA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s