Um amigo, o Welton, dos tempos de universidade foi aprovado em um concurso de oficial de chancelaria e foi servir em Kiev, capital da Ucrânia. Lá ele conheceu uma menina super bacana. Acabou que começaram a namorar e resolveram se casar. Em questão de meses. Aproveitaram a proximidade da Copa do Mundo para marcar o seu casamento. É óbvio que a brasileirada compareceu em peso ao casamento dele e já tínhamos uma ótima desculpa para poder visitar a Ucrânia. Eu antes já tinha aproveitado para poder viajar por Portugal, Finlândia, Estônia e Belarus.
Alugamos dois apartamentos em frente a principal praça de Kiev e estava iniciada a nossa saga na Ucrânia.
Antes de escrever o post, dou a PRINCIPAL dica que também darei no post sobre a Rússia. APRENDA A LER EM ALFABETO CIRÍLICO. Você pode não manjar NADA da língua, como eu não manjo, mas acredite, aprender cirílico ajuda e MUITO a sua vida. E nem é tão difícil assim. Tem várias letras que são inclusive as mesmas que as nossas e os sons são quase os mesmos. Em algumas horas você aprende sozinho, como eu aprendi.
PERAMBULANDO POR KIEV
Apesar de ter se tornado um país independente apenas em 1991, a Ucrânia é na verdade o berço da Rússia. Na verdade, Kiev foi a primeira capital do Império Russo, mas devido a constantes invasões, principalmente de povos mongóis, a capital do Império mudou para Moscou que era mais embrenhada e, portanto, mais difícil de ser invadida. Durante o Império Russo, Kiev era a terceira maior cidade só perdendo para São Petersburgo e Moscou. Assim como os bielorrussos, durante a Segunda Guerra, os ucranianos comeram o pão que Hitler amassou. Em Kiev, quase 500.000 soldados soviéticos foram feitos de prisioneiros e 80% dos habitantes da cidade ficaram sem teto.
Hoje a Ucrânia é um país que podemos dizer, semi-independente, pois toma as suas decisões, mas a Rússia imagina ainda possuir um poder de veto sobre isso. Da última vez que um governo pró-russo foi derrubado (devido a manifestações que paralisaram Kiev) os russos invadiram grande parte do território ucraniano, notadamente a Criméia, ocuparam e anexaram.
Hoje Kiev é uma cidade simpática, bem arrumada, organizada e limpa. Há também diversos monastérios que são verdadeiras obras de arte. Além disso, Kiev possui o metrô mais fundo do mundo, parecido com o metrô da Coreia do Norte (para ler o post sobre a Coréia do Norte, clique aqui). Porém, ao contrário do norte coreano que foi feito para supostamente servir de abrigo em uma guerra nuclear, o ucraniano é fundo mesmo devido a particularidades do terreno.











