Volgogrado se destaca entre as outras cidades russa por ter sido o palco da grande batalha de Stalingrado, a batalha que decidiu a Segunda Guerra Mundial e onde os soviéticos terminaram por derrotar os nazistas. A cidade foi palco de uma batalha feroz e foi uma batalha onde se disputou casa a casa. Viajei para lá mais porque sempre gostei de estudar história.
Quando ainda estava planejando minha viagem à cidade comecei a achar estranho que quase não havia hotéis por lá. Imagina que fosse uma cidade muito mais turística. Juntando com o que vi no aeroporto quando cheguei, as expectativas começaram a ir ao chão.
E foi isso mesmo. Até tem um museu lá sobre a guerra, com um bando de material e história sobre a batalha, porém achei algo bem mixuruca. Assim, era um museu até legalzinho. Mano, nós estamos falando da maior batalha da história da Rússia! Não de um quebra pau entre vizinhos. É óbvio que eu esperava um museu bem mais que um legalzinho.
Eu imaginava algo como o museu do Levante de Vasórvia (post sobre ele aqui), o museu da Guerra Irã-Iraque (post aqui) ou o museu sobre o Genocídio Armênio (post sobre ele aqui). Realmente fiquei muito decepcionado com o que encontrei
Se você me pergunta se vale a pena visitar Volgogrado? Cara, sinceramente, não. Gaste mais tempo em outras cidades mais importantes da Rússia.