SÓSUA – REPÚBLICA DOMINICANA

Como queria aprender espanhol, quis evitar o máximo contato com brasileiros. Por isso, escolhi uma cidade pequena da República Dominicana chamada Sosúa. Foi uma escolha acertada porque, não é que eu não tenha visto brasileiro pela cidade, eu SEQUER ouvi falar de alguém que já tenha visto um brasileiro por lá.

Por incrível que pareça, Sosúa foi praticamente fundada por imigrantes germânicos (alemães e austríacos) judeus que fugiam de uma Europa cada vez mais hostil aos judeus. Encontraram uma terra amigável onde se instalaram e se miscigenaram na sociedade dominicana. Com esse tanto de europeus para lá, Sosúa acabou por se tornar na década de 80 um local badalado para turistas, como é até hoje. Você caminha pelas ruas e vê muitos gringos e absolutamente muitos, mas MUITOS alemães, austríacos e suíços germânicos.

Os germânicos, e seus descendentes, são donos dos principais negócios de Sosúa e a maioria dos restaurantes turísticos possuem cardápios em espanhol, inglês E alemão. Interessante isso. Inclusive a escola onde eu estudei espanhol se chamava Casa Goethe (http://www.iic-spanish.com/).

Porém, há algo bem triste acerca de Sosúa. Com o grande afluxo de turistas para lá, foram também as prostitutas. Cara, mas não é que tenha uma aqui ou lá não. São muitas, MUITAS prostitutas pelas ruas, principalmente haitianas. Tantas que a noite você não consegue nem caminhar direito pelas calçadas pelo tanto que tem por lá. E é uma coisa triste, porque a maioria dos turistas que vão lá buscando prostitutas são gringos acima dos 60 anos. Então a cena comum a noite em Sosúa são aqueles velhos babões com duas, três meninas na mesa ou no colo deles. Tem tanto velhos em Sosúa que os bares chegam a organizar bingos para os velhos que não vão atrás de prostituição. Literalmente.

Acaba que a sair à noite em Sósua é praticamente impossível. As mulheres não saem com medo de serem confundidas com prostitutas e os caras não saem porque sabem que se sentarem em uma mesa e pedirem uma cerveja de dois em dois minutos uma prostituta vai lhe abordar oferecendo “massagem”. Todo mundo quando quer sair a noite por lá pega um carro público (que é mais ou menos um carro comum onde eles apinham seis passageiros um por cima dos outros) e vai a uma cidade do lado chamada de Cabarete.

Sem título
Meninas trabalhando a noite

MORANDO EM SÓSUA

Aluguei um Airbnb para me hospedar, porém depois consegui ter a sorte de alugar um apartamento em um condomínio MUITO legal e, obviamente, cheio de gringos acima de 60 anos. Eles alugavam lá para morar por temporada ou efetivamente compraram os apartamentos para passar as férias e fugir do frio europeu. E, cara, condomínio com várias pessoas idosas é o mesmo em todo mundo. Havia um outro condomínio do lado que estava sempre brigando com o condomínio onde eu aluguei o apartamento. Para você ter uma ideia, um dia eu pulei a cerca do outro condomínio para ter acesso a praia. Rapaz, para que? O velho ligou pro meu condomínio, ligou para o escritório da imobiliária, só faltou chamar a polícia. Enfim, eu só dava risada. Passava minhas tardes ou estudando espanhol ou simplesmente lendo até cair a noite. Vou sentir saudades daquele pôr-do-sol.

101112131415161720180314_132228

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
 
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
 
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
 
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s