CURIOSIDADES DA GEÓRGIA. PERAMBULANDO POR TBILISI. PRECISA DE VISTO?

Enquanto o Azerbaijão e a Armênia vivem quebrando o pau um com o outro, o povo da Geórgia fica ali no meio observando. O pouco que conversei com o povo do Cáucaso, os armênios dizem que os georgianos ajudam demais o Azerbaijão e os azeris dizem que os georgianos ajudam demais os armênios. Para piorar a situação, Stálin, apesar de ter sido o mais notável matador da União Soviética era georgiano e, portanto, supostamente (aí sim, os tanto os azeris quantos os armênios reclamam disso) no Cáucaso valorizava muito mais os georgianos em detrimentos dos azeris e armênios, inclusive, supostamente, deu à Geórgia controle sobre terras que seriam do Azerbaijão e da Armênia. Pelo que pude perceber, a Geórgia é meio que a Argentina do Cáucaso.

Porém, se os armênios e os azeris vivem se matando e os georgianos não se metem na briga dos vizinhos, eles tem um malvado favorito BEM mais ASSUSTADOR para se preocuparem: a Mother Russia. Sim, a Geórgia andava meio saidinha e se aproximando bem mais da Europa do que os russos acharam razoável.

Aproveitando que os holofotes do mundo estavam nas olimpíadas de 2008 os georgianos “invadiram” duas regiões que supostamente pertenciam à Geórgia, porém com maioria russa e que viviam uma independência de fato. Os georgianos imaginavam que a aproximação que eles estavam conseguindo da Europa e dos Estados Unidos iria dissuadir os russos de fazerem algo e gritaram truco. Os russos gritaram seis, nove, doze com o ZAP e o 7 de copas na mão e chegaram de sola nas tropas georgianas.

Como a Geórgia inteira tem uma população infinitamente menor que Moscou (sim, o país inteiro tem menos gente que a cidade capital da Rússia), não sobrou nada a não ser implorar por ajuda do Ocidente. Os Estados Unidos e a Europa fizeram que não era com eles e a Geórgia apanhou mais que vaca quando entra em uma horta. As duas regiões “declaram independência” e hoje são dois países, a Abecásia e a Ossétia do Sul. A independência desses dois “países” só é reconhecida pela, veja você, Rússia. Nem o Word aqui do computador reconhece, já que ficava tentando corrigir os nomes usando corretor automático. Escrevi com mais detalhes nesse post aqui, dez anos atrás, ainda durante a guerra https://omundonumamochila.com.br/2008/08/16/conflito-na-georgia/

Tive pouco tempo para dar um rolê em Tbilisi, mas deu para conhecer algumas partes legais da cidade. Enquanto todo mundo odeia o Bush, em Tbilisi ele tem até avenida no nome dele:

FOTO BUSH

Isso ocorre porque, conforme falei, ele deu um apoio danado às pretensões da Geórgia em se aliar à OTAN e à União Europeia. É óbvio que depois do cacete que os georgianos levaram na guerra contra a Rússia, essas conversas meio que deram uma esfriada.

Bati algumas fotos pela cidade também os quais postei aqui embaixo. Depois disso, foi pegar o avião e seguir para o próximo destino no Cáucaso, Baku, capital do Azerbaijão.

PRECISA DE VISTO PARA A GEÓRGIA?

Brasileiros não precisam de visto para viajar à Geórgia

img-20180619-wa0000img-20180618-wa0036

img-20180619-wa0040
É nóis na fronteira!!!

20180619_085407ddfsgdfsgsdfgdfsgsdfdgsdfgfdgfgsdfgsdfgsfdgdfsgdsfgdfsIMG_6210IMG_6214IMG_6216IMG_6217IMG_6220

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.

Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens:www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s