CAPOEIRA PELO MUNDO, CAPOEIRA NO QUIRGUISTÃO

Sim, é isso mesmo. Não é que conheci gente que praticava capoeira no Quirguistão?

Entrei em contato e fui me encontrar com uma instrutora de capoeira em Manas.

Ao contrário da grande maioria dos instrutores que pude encontrar na ex-União Soviética que conheceram a capoeira por meio do filme “Esporte Sangrento”, Joana conheceu em uma viagem que ela havia feito para a Macedônia.

Depois de um tempo ela foi morar em Pequim e lá começou a treinar capoeira com professores chineses. Ela disse que simplesmente se apaixonou pela capoeira devido ao fato de como era bonita a arte marcial, mas principalmente devido ao fato de que a amizade entre alunos e instrutores era muito forte gerando um clima muito agradável.

Ela começou a dar aulas em 2016 e hoje tem por volta de 10 alunos e a capoeira não é a sua principal atividade. Ela nunca conseguiu fazer uma turma muito extensa porque para ela é difícil fazer apresentações em Manas principalmente porque ela não sabe fazer os floreios e as acrobacias da capoeira, o principal chamariz para novos alunos. Na verdade, a grande maioria dos alunos acaba tendo conhecimento que ela ensina capoeira por meio do facebook.

Apesar de ter treinado bastante em Pequim, Joana é basicamente uma autodidata, treina na maioria do tempo sozinha e assistindo a vídeos de capoeira no youtube. Vez ou outra viaja ao Cazaquistão para poder treinar com Sergey (o qual já escrevi no post sobre o Cazaquistão, leia mais clicando aqui) onde ela pode aprimorar um pouco, mas nem sempre se dedicar muito já que, bem, ela também tem uma vida profissional para tocar.

Foi muito interessante conhecer Joana e ouvir a história dela. Porém, infelizmente, os horários não bateram e não tive oportunidade de conhecer onde ela ministra suas aulas.

Gostou do post? Então curta nossa página no www.facebook.com/omundonumamochila para sempre receber atualizações.
Quer entrar em contato direto com o autor ou comprar um livro? Clique aqui e tenha acesso ao nosso formulário de contato!
Quer receber as atualizações direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa mala direta clicando na caixa “Quero Receber” na direita do blog
Se gostou das fotos, visite e siga nosso Instagram para sempre receber fotos e causos de viagens: www.instagram.com/omundonumamochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s