Sim, é isso mesmo. Não é que conheci gente que praticava capoeira no Quirguistão?
Entrei em contato e fui me encontrar com uma instrutora de capoeira em Manas.
Ao contrário da grande maioria dos instrutores que pude encontrar na ex-União Soviética que conheceram a capoeira por meio do filme “Esporte Sangrento”, Joana conheceu em uma viagem que ela havia feito para a Macedônia.
Depois de um tempo ela foi morar em Pequim e lá começou a treinar capoeira com professores chineses. Ela disse que simplesmente se apaixonou pela capoeira devido ao fato de como era bonita a arte marcial, mas principalmente devido ao fato de que a amizade entre alunos e instrutores era muito forte gerando um clima muito agradável.
Ela começou a dar aulas em 2016 e hoje tem por volta de 10 alunos e a capoeira não é a sua principal atividade. Ela nunca conseguiu fazer uma turma muito extensa porque para ela é difícil fazer apresentações em Manas principalmente porque ela não sabe fazer os floreios e as acrobacias da capoeira, o principal chamariz para novos alunos. Na verdade, a grande maioria dos alunos acaba tendo conhecimento que ela ensina capoeira por meio do facebook.
Apesar de ter treinado bastante em Pequim, Joana é basicamente uma autodidata, treina na maioria do tempo sozinha e assistindo a vídeos de capoeira no youtube. Vez ou outra viaja ao Cazaquistão para poder treinar com Sergey (o qual já escrevi no post sobre o Cazaquistão, leia mais clicando aqui) onde ela pode aprimorar um pouco, mas nem sempre se dedicar muito já que, bem, ela também tem uma vida profissional para tocar.
Foi muito interessante conhecer Joana e ouvir a história dela. Porém, infelizmente, os horários não bateram e não tive oportunidade de conhecer onde ela ministra suas aulas.
Cara eu lia seu blog em 2009 e acabei parando depois de um tempo. Lembrei dele agora em 2020 e comecei a reler seus posts sobre a viagem de volta ao mundo, dessa vez li até o final, até os últimos posts sobre Portugal. Gostei demais, e tirou minhas dúvidas sobre se quero ou não fazer algo igual. Só estou esperando essa pandemia acabar e com certeza vou fazer algo do tipo. Vlew por ter escrito algo tão bom!
CurtirCurtir