Prestar atenção também na musiquinha irritante atrás. Sim, a gente foi ouvindo ela por três dias.
A mesma música.
Falar de Peru e Bolívia é falar sobre os Incas, o maior império que existiu nas Américas antes de Colombo. Uma civilização tão avançada que era capaz de até mesmo fazer cirurgias cerebrais com abertura de buracos no crânio sem com que isso implicasse na morte do paciente.




O Peru é um país fascinante e facilmente dá para se ficar viajando um mês por lá. O país foi berço de várias civilizações e disputa com o Oriente Médio o título de lar das cidades mais antigas já existentes.
MachuPicchu, Cusco, as linhas de Nazca, Huacachina, Kuelap… Não falta lugar para ir.
Como dica que eu poderia dar é de não comprar a passagem aérea de Cusco a Lima, como eu fiz. Só depois que eu comprei a passagem que fui descobri esse site aqui http://www.peruhop.com/ onde os bichos te vendem uma passagem de ônibus Cusco a Lima com várias paradas no caminho. Você pode descer em uma cidade, ficar lá quantos dias quiser e depois pegar um busão, que sai diariamente, para a próxima. Daí você faz várias cidades gastando pouco e sem ter que ficar fazendo bate-e-volta. Além de que eles parecem bem profissionais













![]() |
| Estátua de Francisco Tito Yupanqui na porta da Basílica segurando a sua escultura |
![]() |
Esse aí vai precisar de muita bênção para esse carro pegar sempre.. Sim, é uma Brasília![]() |
![]() |
| Caminho para Copacabana |
![]() |
| Manco Capac saudando o Titicaca |
![]() |
| Capela aberta |


![]() |
| Procissão em Copacabana |



![]() |
| Cholita com suas tranças |












![]() |
| Mercado de rua com várias Cholitas |





E não é só isso! Na prisão também moram as famílias dos detentos. Sim, mulheres e crianças também moram na prisão. Porém, com liberdade para entrar e sair quando quiserem. Os pais dizem que acham melhor elas ficarem lá do que soltas pelas ruas de La Paz.

Para fechar com chave de ouro, antigamente havia até um tour por dentro da prisão. Igual o tour pela cidade que eu peguei, havia um tour pelo Presídio de São Pedro. Você ia em um horário predeterminado, pagava uma certa quantia que era dividida entre o guia, suborno para os guardas e uma quantia para algo como a “prefeitura” da cadeia (cujos líderes são eleitos democraticamente). Um preso era responsável por guiar os intrépidos turistas pelas dependências da prisão. O tour era tão comum que era sugerido até mesmo em guias de viagem como o Lonely Planet (o guia de viagem que uso para viajar e um dos mais populares do mundo) que sugeria que antes de ir ao tour você comprasse bombom para dar as crianças e cigarros para dar aos presos. Porém com o tempo esse tour foi proibido. Por quê?

Infelizmente não me recordo o nome da empresa que fez um dos tours mais engraçados e interessantes que posso me recordar sobre uma cidade. Era alguma coisa como “agência vermelha” e eles tem como ponto de partida a Praça São Pedro as onze da manhã e o outro acho que as duas da tarde.